Cursos

Coaching Literário – Literatura de dentro para fora

Conceito

Após sua formação em Coaching pela ABCD – Associação Brasileira de Coaching e Desenvolvimento, o autor Ricardo Ragazzo percebeu que várias das ferramentas que havia aprendido serviriam para facilitar as ansiedades e temores que todo autor carrega dentro dele, especialmente no início de sua carreira. Assim, uniu o mundo novo que se abria à sua frente com sua antiga paixão pelas histórias para criar o curso “Coaching Literário – Literatura de dentro para fora”.

Nele o autor trabalha não apenas aquilo que escrevemos, mas, também, o motivo pelo qual precisamos tanto escrever. Conhecer a razão de uma jornada facilita muito o planejamento do melhor caminho a ser tomado, norteando decisões futuras e eliminando vários obstáculos.
O curso de um dia inteiro é dividido em duas partes:

1) A Arte – Aqui o autor, com a ajuda de um baralho de storytelling, criará a premissa para um novo livro e a partir dali usará ferramentas que o ajudem a aprimorar personagens, conflitos e cenários.

2) O Artista – Nesta parte está o grande diferencial da maioria dos cursos que existem por aí. Aqui o autor utilizará ferramentas de Coaching para entender mais a fundo aquilo que ele verdadeiramente busca com a literatura e quais são suas reais motivações para querer viver de histórias.

Menu Literário

Depoimentos

Neste domingo (19) tive a oportunidade de participar do Coaching Literário ministrado por Ricardo Ragazzo.
O ensinamento “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas(…)” de Sun Tzu nunca fez tanto sentido, ainda mais quando fica claro que nosso maior antagonista está disfarçado de vícios, más observações e hábitos pouco produtivos.
As atividades foram além da tradicional oficina de escrita criativa, incidindo no núcleo imaginativo do escritor através de técnicas simples e com resultados muito interessantes.
Recomendo a todos amigos que já se aventuram no meio literário e para aqueles que estão criando coragem.
#tecuidapaulocoelho
#durmadesolhosabertosstephenking

Flavio PG Karras 

Curso diferenciado e marcante. Se no processo de Coaching, o papel do coach é ajudar o coachee a encontrar seu potencial, faz todo sentido que técnicas desse processo sejam utilizadas para aprimorar o processo de escrita. Antes de compreender seus personagens ou descobrir a trama de seu próximo livro, o escritor precisa encontrar a si mesmo.

Khêder Henrique, autor de O PODER DE FOGO 

Achei proveitoso demais, mais até do que pensei que seria.
Foi uma pena o final ter sido meio corrido por causa do tempo, mas consegui reaproveitar uma ideia antiga (vou trabalhar ela no futuro, com certeza), e o trabalho sobre o lado pessoal do autor foi ótimo. Como falaram ontem, Ricardo Ragazzo conseguiu me fazer enxergar algo óbvio com uma outra percepção, e com certeza vou aplicar muitas coisas de ontem tanto para a literatura quanto para a minha vida.
Parabéns pela iniciativa… Aposto que esse curso vai ser proveitoso pra muito mais gente em breve.

Rafael Magiolino – Autor de vários contos publicados em coletâneas da ANDROSS, MULTIFOCO e DARDA

Gostei demais de ter participado do curso. Me ajudou a destravar os neurônios, e fui capaz de criar um tipo de premissa para uma história que nem sonhava em escrever um dia! Ficou muito bom!
Acredito que, agora, tenho mais ferramentas para desenvolver e contar as histórias que tenho dentro de mim, mas que até então não tinha conseguido colocar no papel.
Queria um norte, e Ricardo Ragazzo me deu a rosa dos ventos.

Lucas Santos – Autor de VERSOS AVULSOS 

Tenho a plena convicção de que escritores são selecionados a dedo de Deus”. Este é um trecho da carta de recepção que o escritor Ricardo Ragazzo presenteou aos alunos da sua primeira turma de Coaching Literário. Eu tive a felicidade de ter participado de um dia muito especial com o escritor que, agora, também é professor, e com novos amigos, todos escolhidos a dedo pelo cara lá de cima. O curso é sensacional, com dicas preciosas para facilitar a escrita e a vida do escritor, e Ragazzo tem uma forma peculiar de transmitir seus conhecimentos. Obrigada, Escritor! E Parabéns pela iniciativa.

Ana Maria Costa – Autora do conto BRASIL x LÍBANO – Forte vínculo afetivo e uma égua branca

Ser ‘cobaia’ pode intimidar algumas pessoas, mas quando o Ricardo Ragazzo postou no face dizendo que precisava de cobaias para testar um curso voltado para a escrita, eu confiei sem precisar saber muito mais do que isso, já que conheço a índole dele.
E não me decepcionei! Participei de vários cursos nos últimos anos, todos voltados para técnicas de escrita. Ótimas técnicas, que me ajudam até hoje a compor minhas histórias. O Ricardo não ficou atrás, demonstrou que sabia do que estava falando, estava preparadíssimo com material didático e enorme desenvoltura para nos repassar seus conhecimentos.
Mas teve o além. Esse curso me marcou e vou lembrar dele como um novo marco na minha vida, porque não focou apenas em como darmos o pontapé inicial em uma história e a aprimorarmos. Focou, também, em nós, autores. Em reconhecermos o que desejamos de verdade.
Sabe, aquela verdade que escondemos de nós mesmos? Ele conseguiu ir lá, naquele esconderijo secreto da nossa alma e resgatar sonhos, anseios e receios de todos nós. E apenas ensinando.
Deixamos a biblioteca com mais do que uma história iniciada. Saímos com um caminho definido.
Eu quero mais!

Mari Scotti – Autora de HÍBRIDA, GUARDIÃO e MONTANHA DA LUA 

Ontem foi dia de coaching com o querido escritor Ricardo Ragazzo. Ainda estou processando tantas informações, mas posso dizer que amei demais o curso e ainda ganhei cartinha personalizada com meu nome e uma bagagem enorme de conhecimento, obrigada. E como se não bastassem os 8 roteiros de livros que tenho, saí de lá com mais um. ❤

Lari Azevedo – Co-autora de MINHA VIDA DAVA UM LIVRO e MINHA VIDA DAVA UMA SÉRIE

E quem disse que escritor não se profissionaliza? Domingo foi muito bacana. Participei de um Coaching Literário ministrado pelo talentosíssimo escritor e coach Ricardo Ragazzo. Gosto de variar as técnicas que estimulam a criatividade e com ele aprendi uma muito boa e que vou utilizar no meu próximo livro. Com as dicas dele, quem sabe algum dia eu possa ser uma escritora brasileira de destaque? Sonhar é permitido!

Paola Giometti – Autora de O DESTINO DO LOBO

Entre em Contato